Com a temática ‘Estamos prontos para novas histórias’, ação busca promover encontros e divulgar novidades culturais ao público
Com o objetivo de engajar o público no retorno às atividades das lojas físicas, bem como demonstrar o apoio coletivo entre livrarias, distribuidoras, editoras e livreiros, os quais estão prontos para receber novamente os leitores, seguindo os protocolos de segurança e saúde, a Associação Nacional das Livrarias (ANL) lança a campanha digital “Estamos prontos para novas histórias”.
A ação configura-se como um movimento social aberto a todos que apoiam a educação e a leitura no País. A temática reforça, ainda, o convite à escrita conjunta de um novo capítulo na sociedade. A ANL, enquanto instituição de classe, busca ser canal de integração de toda a cadeia produtiva editorial até o leitor.
• Acesse aqui o Guia Informativo em PDF
• Clique aqui para baixar o Material completo, para inserção em suas mídias sociais
Com atividades realizadas através do Instagram da ANL (@livrariasanl) e demais mídias sociais, a campanha reunirá todos os canais e pessoas envolvidas com o mercado editorial, por meio de encontros, divulgação de novidades, agendas de lives e ações online, em que os livreiros poderão integrar o espaço cultural virtual junto à Associação. Além disso, os envolvidos na cadeia produtiva editorial, através da mudança das capas e perfis nas redes sociais, apoiarão a retomada das atividades e do mercado em geral.
O leitor também poderá fazer parte desse movimento, conhecendo e participando de eventos diversos do mercado editorial, bem como tornando-se protagonista e apoiador da causa por meio do uso da #eunalivraria, a qual poderá ser postada, por exemplo, no registro de uma visita à livraria física ou na compra virtual de um livro. O uso da hashtag em todas as publicações dos diversos participantes do movimento fortalecerá ainda mais o apoio a campanha.
Tendência do setor
A pandemia, embora terrivelmente negativa para a saúde mundial e ao comércio em geral, abriu e intensificou novas conexões online. A ANL busca com a campanha promover um novo ponto de encontro para as novas conexões que estão surgindo entre leitores e livreiros, possibilitando maior engajamento entre eles.
Através da divulgação destes diversos espaços dedicados ao livro e à leitura, com suas diferentes formas de trabalho, a ação pode trazer ao público, uma grande diversidade de nossa cultura literária, em toda a sua pluralidade, presente em nosso país.
A Associação quer unir um maior número possível de livrarias, divulgando ao público em geral, o relevante trabalho que o livreiro desenvolve, na promoção do acesso ao livro e a leitura. A internet é um espaço extremamente amplo para divulgação, um terreno fértil e quase ilimitado, para que o livro chegue ao conhecimento dos leitores e, uma importante ferramenta para promover o encontro entre o leitor e as livrarias físicas espalhadas pelas cidades. Espaços tão ricos de conhecimento, que estão prontos para vivenciarem novas histórias.
Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles é o do comércio eletrônico e o uso das mídias digitais. “As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual, comunicando-se das mais variadas formas com seu cliente e nesse novo cenário, a ANL quer ser um facilitador”, acrescenta Gurbanov.
Esse novo espaço tem de propor desafios à comunidade e, a partir dessas propostas, começar a atrair o público; e as mídias sociais podem ser um forte aliado ao retorno das atividades físicas. Hoje, o leitor espera que o livreiro desempenhe também um papel de curador, na medida em que seleciona livros e propõe atividades. Os livreiros devem estar atentos às mudanças culturais e tecnológicas, devem tornar-se um mediador da leitura.
*****************************
Atenção acadêmicos:
Envie seus escritos para o email: academiadeletrasirece@gmail.com para publicação no site da ALI. Mande também uma foto sua para colocar no final do texto. Publicarei o material que receber, assim que puder. Jackson Rubem.
Deixe um comentário