Sugistênio – Homem Brasil

Por: Tatiana Dourado *

A nova obra de Jorge Galvão Dourado te leva às muitas estradas, realidades distintas, e culturas intrínsecas num só Brasil. Lugares visitados e apreciados por um homem que veio do interior, que tem alma poética de sertanejo esperançoso e revolucionário.

O livro “Sugistênio – Homem Brasil” acompanha a vida desse andarilho, que se diz forasteiro, e traz à tona reflexões do que é consciência, solidariedade, coragem e liberdade.

Um homem que vive na simplicidade da vida, sem recursos. Seus anseios não se referem a uma maior comodidade material. Isso, para Sugistênio, é insignificante. O homem Brasil vive para a partilha do bem comum. Sua maior riqueza é a sabedoria. E esta advém da sua ilimitada vontade de buscar conhecimento. E faz isso em qualquer situação vivida, principalmente através das conversas, na qual aproveita para contar suas estórias.

Nas suas andanças conheceu pessoas, que se tornaram personagens lendários. A começar por seu avô, Juvêncio Sacramento, a quem as semelhanças iam além da fisionomia.

Ele era quase a “encarnação” da personalidade do falecido Juvêncio. Por ele passaram também amigos, e muitos. E mais amigos tornavam-se quando também eram poetas, ou contadores de estórias. Destes fez um monte.

Sugistênio sabe viver só. Surpreende ao abdicar das mulheres, filhos, parentes e amigos, em prol da liberdade.

Um homem utópico, que batalha por uma sociedade, até então, utópica. Mas que faz dessa utopia o combustível para a busca da igualdade social.

* Tatiana Dourado é jornalista.

Capa:

Capa do livro Sugistênio - Homem Brasil

Contracapa:

Contracapa do livro Sugistênio - Homem Brasi

Foto artística_Jorge Galvão Dourado

Jorge Galvão Dourado, autor do livro Sugistênio – Homem Brasil
Contato com o autortelefone 74 99954-0120 ou por email: jorgegalvaodourado@gmail.com

 


Atenção acadêmicos:
Envie seus escritos para o email: academiadeletrasirece@gmail.com para publicação no site da ALI. Mande também uma foto sua para colocar no final do texto. Publicarei o material que receber, assim que puder. Jackson Rubem.

Comentários

Deixe um comentário